Hoje, apenas 7% das companhias que utilizam ferramentas de business intelligence (BI) e softwares analíticos contam com essas soluções em algum modelo de computação em nuvem ou software como serviço (SaaS). Mas nos próximos três anos, esse número pode chegar a 23%, de acordo com pesquisa conduzida pela CIO/EUA.
Várias razões dificultam a adoção do BI na nuvem, apesar de seu potencial. Um deles é a complexidade dos ambientes legados de algumas organizações, como avalia o diretor de serviços técnicos da empresa de saúde Care New England Health System (Rhode Islannd/EUA), Heather Hartman. "O número de sistemas isolados que possuímos dificulta muito essa migração", analisa.
Por outro lado, à medida em que o mercado apresenta mais casos de sucesso na adoção de cloud computing, a situação tende a se reverter. O vice-presidente de sistemas de informação da companhia de seguros Pure Insurance (Florida/EUA), Jason Lichtenthal, diz que ainda aguarda o mercado ficar mais maduro para migrar seus sistemas de BI para a nuvem.
A pesquisa levantou ainda que 57% dos líderes de TI pretendem aumentar os gastos com BI em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário