A tecnologia de Data Warehousing é considerada por muitos como a evolução natural do Ambiente de Apoio a Decisão. O principal objetivo do Data Warehouse é disponibilizar informações para apoio a decisões da empresa. Assim um DW tem que ser capaz de integrar, de forma concisa e confiável, as informações de interesse para a empresa, que se encontram espalhadas pelos sistemas legados e em fontes externas, para posterior utilização nos sistemas de tomada de decisão.
Existem várias ideias, opiniões, definições e conceitos e ferramentas para criação e manutenção de um Data Warehouse, inclusive recentemente na empresa em que trabalho tivemos uma breve discussão sobre a melhor ferramenta disponível no mercado. Surgiram varias opiniões, eu claro defendi as ferramentas da Microsoft. Mas é importante ressaltar que não existe nenhum Data Warehouse pronto para ser utilizado sem um trabalho anterior de levantamento de necessidades da empresa e de seus executivos. Podemos afirma que para um DW vir a existir é necessário estudo e envolvimento da empresa e de seus executivos na definição e construção dessa base de dados de utilização corporativa.
Tecnicamente a construção exige a transferência e transformação dos dados existentes em sistemas corporativos, utilizando nas operações diárias de controle e operações, para uma base de dados independente o DW. Nesse momento surge a necessidade do Staging Areá e o ODS.
Um dos grandes problemas ao iniciar um projeto de DW e BI são os conceitos. Quando não se tem eles bem definidos fica difícil prosseguir. É por isso que vamos esclarecer o que vem a ser o Staging Areá e o ODS(Operational Data Storage). Quais as suas funcionalidade e diferenças?
Projeto de DW e BI - 3º Parte - Staging Área
Projeto de DW e BI - 3º Parte - Staging Área
Nenhum comentário:
Postar um comentário