Projeto de DW e BI - 4º Parte - Operational Data Storange

        Representa um armazenamento intermediário dos dados antes de sua atualização no Data Warehouse, ou seja, o ODS é um repositório, que armazena apenas as informações correntes, antes de serem carregas para DW. 
Normalmente um ODS é implementado quando existe a necessidade de analisar informações do dia a dia. Os dados são atualizados e ficam ali armazenados para consultas em um período de tempo curto, geralmente de 1 a 3 meses. Após esse período esses dados são armazenados em um DW e são disponibilizados aos clientes como dados históricos.
        Vejo como uma característica forte do ODS o fato do mesmo possibilitar a tomada de decisões de natureza operacional, com características que permitem a obtenção de tempos de resposta bastante rápidos, algo que um data warehouse clássico não consegue prover, pela quantidade de volume ali armazenado.
Para melhor entendimento vou mostrar onde entra o ODS no diagrama de um Data Warehouse.
        Primeiro temos os sistemas legados. Através deles copiamos as transações para o Staging Área. No Staging Área tratamos e transformamos dados em informação e enviamos para o ODS. Bem o ODS recebe essas informações e disponibilizar para os gestores em forma de consulta e relatórios diários. Após um período de tempo, normalmente 3 meses, essas informações são levadas para um DW.
Bem como vimos não é difícil compreender a diferença entre Staging Área e ODS. Existem outros conceitos sobre Stanging Área e ODS. Em algumas literaturas os autores as tratam como sendo a mesma coisa, já outros tratam o ODS com já sendo um DW. Em fim, pela minha experiência profissional vejo a necessidade de tratar o ODS como não sendo um DW e muito menos com sendo um Stanging Área.
         É isso pessoal no próximo artigo vou mostrar como usar as ferramentas da microsoft, SQL 2008, Integration Services, Reporting Services e analysis services na construção de um DW.


Projeto de DW e BI - 5º Parte - Introdução a Change Data Capture (CDC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário